top of page
INÍCIO
Gamma_Knife03.jpg

Radiocirugia Gamma Knife

A radiocirurgia com Gamma Knife é a forma mecânica mais precisa de terapia de radiação que concentra intensos feixes de raios gama com extrema precisão para tratar lesões no cérebro.

 

Apesar do nome, a cirurgia com Gamma Knife não envolve a cirurgia tradicional. A radiocirurgia Gamma Knife é chamada de “cirurgia” porque seu resultado é semelhante ao de um procedimento cirúrgico, sem procedimento invasivo no cérebro.

 

A radiocirurgia Gamma Knife pode ser eficaz no tratamento de tumores, malformações dos vasos sanguíneos e doenças neurológicas. Em cada caso, o radioncologista usa o sistema Gamma Knife de forma um pouco diferente:

 

Tumores

A radiocirurgia para o tratamento de tumores atua danificando ou destruindo o DNA das células tumorais, de modo que essas células não podem se reproduzir ou crescer. Com o tempo, o tumor cerebral regride.

Malformações Vasculares

Para malformações dos vasos sanguíneos, sendo a mais comum a malformação arteriovenosa (MAV), o tratamento com Gamma Knife faz com que os vasos sanguíneos malformados se fechem gradualmente.

Neuralgias

Quando os nervos são o alvo do tratamento, como no caso da neuralgia do trigêmeo, distúrbio da dor, a radiocirurgia diminui a função dos nervos de ação inadequada, o que proporciona alívio.

Como Funciona

Muitos feixes de radiação gama, cada um emitido de um local diferente fora da cabeça, se unem para focalizar a lesão - sem uma incisão cirúrgica. Por si só, cada feixe carrega uma dose muito baixa de radiação e tem efeito mínimo no tecido saudável por onde passa, mas quando convergem para a lesão, os feixes se combinam para fornecer uma dose intensa e precisa de radiação. Sua equipe médica irá programar o tratamento com extrema precisão para fornecer a radiação necessária para sua situação individual - a intensidade dos feixes, os ângulos de onde eles chegam, o número de vezes que são descarregados e o local exato de destino .

 

Embora outros sistemas de radiocirurgia estejam disponíveis, nós usamos o Gamma Knife porque ele é projetado especificamente para tratar lesões no cérebro e tem a maior precisão e exatidão de qualquer sistema de radiocirurgia até hoje. Além disso, a grande maioria dos estudos publicados na literatura médica é utilizando este aparelho, sendo considerado o mais preciso e mais utilizado (pelo menos fora do Brasil). 

 

Outra vantagem do Gamma Knife é sua capacidade superior de poupar tecido cerebral saudável, em comparação com outros sistemas. Outros sistemas de radiocirurgia devem fornecer altas doses de radiação a uma margem especificada de tecido saudável ao redor da lesão para garantir a destruição completa da lesão. Como  Gamma Knife tem alta exatidão e precisão, essa margem adicional não é necessária, tornando o tratamento mais justo no alvo, irradiando menos tecido adjacente. 

 

Evitar a radiação desnecessária é particularmente importante para as crianças, que podem estar mais expostas do que os adultos aos efeitos tardios da radiação. Crianças tratadas com o Gamma knife podem ter uma probabilidade muito menor de desenvolver efeitos tardios do que aquelas tratadas por outros sistemas. Além disso, mulheres grávidas que necessitem de radiocirurgia também tem grandes vantagens em reduzir dose espalhada ao feto utilizando este tipo de máquina.

 

Quando este procedimento é realizado?

A radiocirurgia Gamma Knife é usada para tratar certas condições do cérebro, muitas das quais só poderiam ser tratadas por cirurgia aberta se esta opção não estivesse disponível. No Gamma Knife, nossa equipe de radioterapia costuma usar o Gamma Knife para tratar as seguintes doenças cerebrais:

 

Tumores cerebrais primários, em particular:

Neuroma acústico / Schwanoma vestibular

Tumor hipofisário

Craniofaringioma

Glioma (pós tratamento primário)

Meningiomas

Hemangioblastoma

Tumor glomus jugular / Schwanomas

Além disso:

Cordoma

Tumores cerebrais pediátricos

Malformação arteriovenosa

Neuralgia trigeminal

Tremor essencial

Epilepsia

Transtorno obsessivo-compulsivo

Outras condições também podem responder à radiocirurgia Gamma Knife. Este pode ser o procedimento de escolha quando uma lesão cerebral não pode ser alcançada por técnicas cirúrgicas convencionais. Gamma Knife também pode ser usado no lugar de operações que requerem craniotomia para aqueles pacientes que devem evitar a cirurgia aberta.

 

Como os efeitos terapêuticos de um procedimento com Gamma Knife ocorrem com o tempo, ele pode não ser adequado para indivíduos cuja condição requer uma terapia mais imediata.

 

A radiocirurgia Gamma Knife pode ser usada no tratamento de crianças e adultos.

bottom of page